A Associação

A Associação Renascer foi criada em 1993 quando um grupo de pais de crianças com múltiplas deficiências de São José do Rio Preto se reuniu para trazer à cidade de São José do Rio Preto o método de reabilitação do Desenvolvimento Humano, pesquisado e implantado nos Estados Unidos, que já era utilizado aqui no Brasil, mas apenas por uma clínica especializada e particular no Rio de Janeiro.

Com a fundação da instituição, o objetivo era proporcionar o acesso a este método de pessoas com deficiências da cidade e região, mas que proviam de famílias desfavorecidas, sem condições socioeconômicas.

Durante estes 30 anos de existência, muitos já foram os resultados conquistados, mediante muito esforço e trabalho de nossos profissionais, diretores, parceiros, atendidos e seus familiares:

•    Pioneiro e exclusivo na implantação em 1993 do Método do Desenvolvimento Humano de estimulação neuropsicomotora para pessoas com deficiência intelectual e física, de alto comprometimento motor, sensorial e cognitivo, no estado de São Paulo, Este método tem como base a estimulação em frequência, intensidade e duração de áreas do cérebro, permitindo o alcance de muitos resultados, mesmo em pessoas com grandes lesões cerebrais.

•    Implantação das salas de ensino fundamental, de 1o à 5o série, em 2000, para alunos em idade não correspondente a sua série e que já não era possível sua inserção, pela idade, nas salas da rede regular de ensino, assim como também nas salas de EJA (Educação para Jovens e Adultos) pelo método aplicado.

•    Desenvolvimento de oficinas de padaria e serigrafia diferenciadas, com finalidades terapêuticas e profissionalizantes para adolescentes e jovens, ao mesmo tempo em que ensina a prática de um ofício.

•    Implantação em 2010 do Centro Dia para pessoas com idade superior a 16 anos, em que as possibilidades de desenvolvimento na área pedagógica já haviam sido esgotadas, com a necessidade de um trabalho de reabilitação em novas frentes de aprendizagem. O centro de Convivência é um projeto pioneiro no Brasil, hoje existem aproximadamente apenas 03 Centros em todo o país.

•    Conquista do Prêmio de Ações Inclusivas – Edição 2011, promovido pela Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, pelo projeto Oportunidades de A a Z, que propõe a capacitação e inclusão de pessoas com deficiência intelectual no trabalho formal, por meio de oficinas práticas de Secretariado, Informática, Padaria, Serigrafia e atividades básicas.