QUEM SOMOS

Associação Renascer

Associação Renascer

A Associação Renascer é uma instituição beneficente de assistência social, sem fins lucrativos, fundada em 1993, que atende gratuitamente, de segunda a sexta-feira, 350 crianças, adolescentes e adultos com deficiência intelectual de São José do Rio Preto e 09 cidades da região, nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer. Desde a sua criação, a Renascer já beneficiou centenas de pessoas, bem como seus familiares, que em sua maioria encontravam-se em situação de vulnerabilidade social. Hoje a Associação Renascer é composta por uma diretoria voluntária, uma equipe multiprofissional, voluntários, pais dos atendidos e doadores espontâneos.

 


Fale Conosco

A Associação

A Renascer é uma instituição beneficente de assistência social, sem fins lucrativos, que atende atualmente 350 crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e\ou deficiência intelectual e física originada de lesão cerebral ou não, síndrome de down e nos demais casos mediante critérios avaliados pela instituição de São José do Rio Preto e outras 15 cidades da região. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13:30h às 17:30h. Desde a sua criação, a Renascer já beneficiou centenas de pessoas, bem como seus familiares, que em sua maioria encontravam-se em situação de vulnerabilidade social. A Associação Renascer é formada por Reabilitação Clinica, Centro Educacional (Ensino Fundamental e Educação Especial), Centro Dia e Centro de Capacitação para o Mercado de Trabalho. Hoje a Associação Renascer é composta por uma equipe multiprofissional que participam direta e\ou indiretamente no desenvolvimento dos atendidos. Além disso a entidade conta com um grupo de voluntários sendo pais e pessoas advindas da comunidade em geral.

Missão

 Sua missão é a promoção dos direitos humanos, enfatizando os direitos das pessoas com deficiência, reabilitando e incluindo na sociedade. Desenvolvendo programas sócio-educativos contribuindo assim, para o estabelecimento da dignidade, exercício pleno da cidadania contando com o apoio e a participação dos familiares. Sendo responsável em criar um ambiente saudável de ensino e aprendizagem, refletindo sobre sua prática, buscando qualidade na educação e, esforçando-se para atender a expectativa e demanda da comunidade escolar. Protanto, a escola deve ter uma educação à altura dos desafios do seu tempo, promover um currículo que tenha as competências como referência do processo ensino-aprendizagem e buscar trabalhar os alunos em níveis correspondentes ao ano inserido onde a evolução será acompanhada através de registros visando progressão pedagógica e aquisição da autonomia.
Para favorecer o cumprimento da missão da escola, foram identificadas as principais necessidades as quais  foram traçadas as respectivas ações para o ano letivo e que estarão descritas nesta proposta pedagógica. 

Unidades de Atendimento

UNIDADE I - É formada pela Reabilitação Clinica, Centro Educacional (Ensino Fundamental e Educação Especial), Centro Dia e por Projetos (Música, Artes, Teatro e Esportes) que visam desenvolver novas habilidades nos alunos.

UNIDADE II - É voltada para a preparação, capacitação e inclusão dos alunos no Mercado de Trabalho. 

História

A Associação Renascer foi fundada em 03/05/1993 por um grupo de pais de crianças com deficiências neurológicas e por profissionais que juntos trouxeram para São José do Rio Preto um trabalho de estimulação desenvolvido no Rio de Janeiro com sede nos Estados Unidos (The Institutes for theAchievementofHuman Potencial, Philadelpia- USA). Este trabalho visa desenvolver programações de estimulações nas áreas motora (mobilidade, linguagem e competência manual) e nas áreas sensoriais (visão, audição e tato) tendo como apoio para o seu sucessoa participação da família. A Associação Renascer vem ao longo dos anos quebrando barreiras e criando oportunidades para que crianças, jovens e adultos com dificuldades especiais possam desenvolver suas potencialidades e integrar-se ativamente na sociedade. Em 20 anos de atividades grandes são os resultados conquistados na reabilitação e inclusão de pessoas com deficiência. Inúmeros são os casos de pessoas que iniciaram seu tratamento com grandes dificuldades físicas e neurológicas, passando primeiro pela reabilitação clínica, onde desenvolveu suas funções motoras, sensoriais e respiratórias, e lhes proporcionou condições para a inserção no Ensino Fundamental ou na Educação Especial, ocasionando-lhes progressos nas áreas cognitivas, psicológicas e sociais. Hoje a Associação Renascer é composta por uma equipe multiprofissional formada por 82 profissionaisqualificados que participam diretae\ou indiretamente no desenvolvimento dos atendidos. Além disso a entidade conta com um grupo de voluntários sendo pais e pessoas advindas da comunidade em geral.