Instituição

A Associação Renascer é cível com finalidade filantrópica, sem fins lucrativos, que têm como missão, promover o desenvolvimento, responsabilidade e a sensibilização da sociedade para inclusão das pessoas com deficiência.
Todas as atividades da Associação Renascer são realizadas por uma equipe multidisciplinar, que trabalham o desenvolvimento integral do atendido, estimulando suas funções motoras, sensoriais, respiratórias, cognitivas, psicológicas e sociais.
O trabalho possui as seguintes linhas de atuação: reabilitação clínica, pedagógica, oficinas ocupacionais e terapêuticas, capacitação profissional e centro de convivência proporcionando assim uma melhor qualidade de vida para a pessoa com deficiência. Atende especificamente em regime de externato 350 pessoas com deficiência de 0 a 50 anos de São José do Rio Preto e região, de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Reabilitação Clínica: serviços que incluem atividades motoras, sensoriais, hidroterapia e equoterapia com atendimentos médicos, de enfermagem, sociais, psicológicos, fisioterápicos, fonoaudilógicos, terapeuta ocupacional, e psicopedagógico, dentro da metodologia de Glenn Doman. Reabilitação Pedagógica: Se dividem em Ensino Especial e Fundamental, contando com apoio das oficinas ocupacionais (Música, artes, informática e padaria)
Oficinas Ocupacionais:Visa o desenvolvimento de uma metodologia vivenciada na prática, apoiada em um currículo funcional que visa a busca do desenvolvimento das habilidades básicas e a independência possível de seus atendidos, buscando a autonomia para jovens e adultos com Deficiência Intelectual.
Oficinas Terapêuticas:Este Programa é desenvolvido em parceria com a Rodobens Negócios Imobiliários, para a montagem de Kits Hidráulicos, visando favorecer o desenvolvimento motor e intelectual dos atendidos.
Capacitação Profissional:Oferecer para jovens e adultos com deficiência, a oportunidade de desenvolver suas habilidades e competências cabíveis para a inserção ao mercado de trabalho, como também, contribuir para superação das dificuldades apresentadas pelos participantes e assim promover a inclusão social de forma qualitativa. Possuímos as seguintes oficinas:

• · Oficina de Padaria;
  • · Oficina de Confeitaria;
  • · Oficina de Serigrafia;
  • · Oficina de Secretaria;
  • · Oficina de Informática (Nota Fiscal Paulista);
  • · Oficina de Artes;
  • · Oficina de Monitoria Infantil;
  • · Programa Jovem Aprendiz "Trampolim" SENAC (Parceria efetuada em 2011).
Centro de Convivência: Estimular a convivência e a vida em grupo, visando à inclusão social. O programa também aborda a importância da qualidade de vida e expressão artística. Busca-se também o desenvolvimento e a formação de indivíduos capazes de tomar atitudes próprias, tornando-os auto-gestores dentro das possibilidades individuais de cada um.
Com o foco voltado para o desenvolvimento pessoal, social, conceitos de organização, responsabilidade e convívio social são transmitidos sistematicamente durante as atividades nas diversas oficinas oferecidas.
Atividades desenvolvidas neste seguimento: Atividade Física (Interna e externa), A.V.D. e A.V.P, Atividades Sensoriais, Grupo de Famílias, Musicoterapia, Teatro e dança, Arte Terapia, Jardinagem, Montagem Kits hidráulicos, Panificação e confeitaria, Serigrafia Silk.